Acerca de mim

A minha foto
ok, se kiserem saber quem eu sou perguntem, ok?

28 agosto, 2007

Uma questão de Fé

No intervalo de um filme na sala de cinema uma amiga minha, a qual eu sempre levei a opinião dela em consideração, perguntou-me se acredito em Deus. Bem é uma boa questão, na altura respondi: «sim, se eu acredito Nele, então Ele existe para mim». Isto faz sentido para uma baixa reflexão.

Pensando bem o que me leva a pensar assim? Para mim foi sempre preciso factos para eu acreditar em algo. Umas semanas antes perguntou se eu acreditava em anjos, «sim» porque estava a olhar para um, ela. Tive uma prova de anjos, mas de Deus? Se perguntarei-me no que acredito eu responderia sem pensar «cosmos, estrelas, agua, terra, que sou especial, que cada ser consciente de si é especial». Que me leva a outra questão, a qual sei a resposta, de que somos feitos? Eu sei do que sou feito, sou uma junção de poeira estrelar que outrora fora estrela e que um dia voltarei a ser. O que me torna especial? É eu saber disso mesmo e mais: de saber mais. Acredito que nós Homens e o resto do universo somos um só, somos como Carl Sagan disse: «somos a parte do cosmos a auto conhecer-se». Vendo as coisas deste perfil parece que defendo uma teoria alquimista, ou sigo uma querença de índios, e que tudo tem um espírito. Mas não, se a razão de existência é sinonimo de conter espírito, então to de acordo, tudo pode ter um espírito, mas não indo por esse ponto de vista: «Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma» de Lavoisier, em física e química tudo bem, mas no resto... o que faz de nos Homens, restos de poeiras estrelares tão de especial? A consciência? Não. A consciência e a subconsciência? Não é o suficiente para o justificar.

A alma, não vem de nada, a alma é nossa, é o que nos torna aquilo que somos, quer sejamos heróis, assassinos, cobardes, amorosos, apaixonados, gananciosos, anjos... Para quê justificar a minha fé em Deus? Para mim acho que basta Ele acredite em mim para que eu continue a existir, mesmo sendo a minha parte física poeira estrelar ou até mesmo uma estrela. Mas para dar à minha amiga uma resposta sem pensar nisto tudo, é fé na existência...

3 comentários:

Anónimo disse...

Estranho nem!!!

Anónimo disse...

Como no filme do gladiador o mercador de escravos disse "somos apenas sombra e po" nada mais, apenas esperando pelo vento k nos ira levar para um local desconhecido. ne rapaz? grande abraço

Anónimo disse...

gande miguel, agora a ler este teu pensamento alternativo, cai me no pensamento uma lembrança, falas da alma, falas que a alma nao vem de nada, falas que a alma é nossa, que é o que nos torna naquilo que somos, e acho que tens razao, que o teu ponto de vista cosmico do nosso ser e da nossa consciencia é muito verdadeiro, mas pensemos por instantes se a alma exestisse mesmo, pois nem sabemos se existe, mas se existisse mesmo a parte do nosso corpo onde ela poderia estar é no cerebro, na mente. entrando no campo mental, o que forma a nossa mente, bem para mim e acredito que para ti também, é a vivencia, as pessoas que conheces, as coisas que lês, as coisas que vês, enfim o que está á tua volta desenvolve a tua mente, pois o que está á tua volta é o que te faz fazer o que quer que seja, herói, assassino, cobarde, etc...isto vem tudo do local onde nasces, onde choraste pela primeira vez, kem amaste pela primeira vez, etc etc...então se a tua mente se forma com tudo o que viveste, acredito que a tua alma também se forma com tudo o que t rodeia, a tua alma é o mundo que tu vês á tua volta, como pensas nele, como o modificas, como contas historias, como tens pensamentos alternativos e por ai adiante...grande abraço miguel, adorote rapaz