Acerca de mim

A minha foto
ok, se kiserem saber quem eu sou perguntem, ok?

01 setembro, 2007

A nova doença do séc. XXI

Num projecto recente tive a possibilidade de conhecer novas pessoas e adquirir novas experiências profissionais. É curioso como simples vivências com outras pessoas podem influenciar no nosso pensamento de futuro. Neste caso o meu. Conheci uma, para não faltar ao respeito, «jovem senhora», a qual eu me relacionei bem. Com o passar do tempo apercebi da possibilidade de ter uma vida semelhante à dela em certos aspectos. Não tive receios de falar com alguém que na altura e ainda agora a considero como amiga.

Começando por definir esta «coisa», para não dizer doença, falamos, em parte, de algo que acontece, tenho eu quase a certeza, a muitos indivíduos: Imagine acordar de manhã e repara que tem trintas ou quarentas e tais anos e não ter mais nada na vida se não o trabalho. Sim, pode ser o melhor de todos naquele trabalho, mas viver só para isso? Realmente eu estou a esforçar para ser um bom se não o melhor no que quero fazer para a vida. Isso leva a perda de certas «coisas boas da vida», é verdade que tenho amigos para a vida, mas sentirei que ainda terei um vazio por preencher. Os valores e o resto do mundo estão a se alterar demasiado rápido para ter uma família, filhos e sendo o melhor profissional. Para continuar a descrever esta «coisa»: que eu quero é ter uma vida sempre activa, diferente todos os dias, fugindo assim do Síndrome de Burnout, e estar constantemente em stress. Esta reação é, talvez, uma forma de auto negação ao vazio sentido e/ou de pensar que não tenho a «coisa».

É esta falta de sentido de vida que talvez seja a «coisa»... Mas é curioso, vemos muitos estudantes a tentarem ser assim. O gosto pelo stress, de não parar de trabalhar, e de tentar ser sempre o melhor é uma opção de vida, que me faz pensar se isso é uma doença.

1 comentário:

Anónimo disse...

o problema n é os estudantes gostarem deste "stress" k tu falas, o problema é sermos obrigados a sujeitarmo-nos a este estado emocional se queremos viver de jeito. é o k digo a vida é lixada mas temos de nos adaptar a ela... grande abraço continua ;)